sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Uma nova maneira de cantar

Renan Barbosa

O chamado “Sertanejo Universitário” tem se tornado um dos ritmos mais populares entre os jovens. Com arranjos acústicos e misturando elementos do pop, rock e axé, o novo estilo resgata clássicos da música sertaneja e da cultura country. Victor e Léo, César Menotti e Fabiano, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba... Várias duplas que cantam sertanejo universitário estão surgindo e contribuem para o aumento do sucesso nacional do estilo.


Um aspecto interessante e importante é que o Sertanejo Universitário relembra os grandes clássicos da música raiz, de duplas como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco.


Claro, estamos inseridos em uma sociedade capitalista, tudo que é produzido no país visa lucro, até mesmo as músicas. A Indústria Cultural infelizmente, dita as regras não só do sertanejo, mas de todos os estilos musicais, com isso, as letras e arranjos perdem em originalidade e se tornam cópias uns dos outros. Mas como disse, não é um mal apenas desse estilo, mas de todo tipo de música que toca nas rádios hoje em dia.


Bem vindos à cultura de massa!

Saiba mais sobre sertanejo universitário!

8 comentários:

Luiz Augusto disse...

own..
sertanejo universitario..
melhor num tem..
mas ow colocá pra completa aí..xD vc esqueceu..
Maria Cecilia e Rodolfo.. xD
Jao Neto e Frederico...
...

dahoraa.. xD
flw´s

Renan Barbosa disse...

Sertanejo Univer é bom demais mesmo. É, tem várias outras duplas muito bacanas que estão arrebentando nas paradas de sucesso xD

Abraço!

Eduardo Oliveira disse...

O "Sertanejo Universitário" vem crescendo de forma abusiva no cenário cultural e musical do brasileiro, mas isto não é só no sertanejo, muitos outros estilo vem perdendo o glamur da música de qualidade pela quantidade de CD's e DVD's vendidos. O que podemos notar é que o brasileiro é um povo de memória curta e cada dia mais nossa cultura musical perde seu estilo e sua qualidade perante nomes famosos do nosso cancioneiro popular...

Renan Barbosa disse...

Pois é Eduardo, cada vez mais está havendo uma descaracterização cultural devido aos padrões americanos e às exigências da Indústria Cultural.

Unknown disse...

Concordo com você! Após escutar algumas músicas do estilo, a impressão que se tem é que é sempre a mesma, são muito parecidas. Gosto muito de música, mas a originalidade é algo inexistente em modismos como o sertanejo universitário.

Renan Barbosa disse...

Com certeza, não existe originalidade, apenas cópias com arranjos diferentes xD

Izabella Ocáriz disse...

A realidade é que a música virou moda, está como as roupas: hoje se usa amanhã não usa mais, ano que vêm volta a usar e assim num círculo vicioso. O importante mesmo é agradar os olhos e os ouvidos do público.

Renan Barbosa disse...

Pois é Isa, esses dias mesmo eu tava pensando sobre minhas "fases musicais" e assim como a moda, o estilo musical é de época, cada período é um tipo de música que se destaca mais e alcança maior popularidade. Obrigado por comentar!