quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O sofrimento de Gaia

O mundo está cada vez mais entendendo a importância de se preservar o meio ambiente. Mas as medidas concretas e a verdadeira conscientização ainda estão em fases embrionárias, tanto se tratando de governo, quanto de nós, cidadãos comuns. Coleta seletiva, economia de água, utilização de fontes renováveis de energia... As maneiras de se preservar a natureza são muitas e no dia-a-dia deveriam ser constantes, no entanto, não é isso que acontece. Vivemos num sistema que prega consumismo, a cultura ocidental é assim e mudar os alicerces culturais, leva tempo.

.

Já estamos presenciando algumas mudanças em relação à “cultura ambiental”, agora, o que era para ser sério se tornou “modinha”. A preocupação com a natureza hoje em dia é “politicamente correto”, “bonitinho” e até mesmo um grande potencial político. Na verdade, deve mesmo ser assim, resta-nos esperar que depois da fase “de sucesso”, a preservação ambiental se torne algo comum para todos.

.

Após tantos anos de destruição, “Gaia – A mãe terra”, está se vingando em forma de desastres ambientais. Até que ponto, podemos destruir o planeta em nome de idéias capitalistas obsoletas sem arriscar nossa própria sobrevivência? Preservação ou Morte!

2 comentários:

Adrícia disse...

Nossa, adorei o que disse e a maneira que disse, ficou simplesmente ótimo seu texto!

Renan Barbosa disse...

Obrigado Drícia!! =]