terça-feira, 28 de agosto de 2012

Efeito de quem?


Efeito da sociedade. Efeito social. Pois é, o blog está de volta, nem sei se alguém vai ler o que escrevo por aqui mas para mim o importante é escrever, opinar, não ficar calado ao assistir a fatos e relatos que eu não concordo, e também divulgar os que concordo e quero compartilhar. Para começar a opinar e a escrever sobre o que eu bem entender, (afinal o blog é meu, lê quem quer!) farei uma reflexão sobre o nome escolhido para este espaço. 

Quando iniciei as postagens no blog, em 2008, escolhi o nome após realmente constatar que vivemos em função da sociedade, das regras, do sistema econômico, dos meios de comunicação, enfim, vivemos em função do que acontece coletivamente em uma sociedade organizada. No entanto, desde aquele período, algo começava a mudar e a tal sociedade passava a existir também virtualmente em redes sociais, como o Orkut (que Deus o tenha!) que antes do Facebook era a mania entre os brasileiros. Desde 2008, muita coisa mudou e o que era apenas mais um site social aqui no Brasil e já tinha um excelente prestígio em outros países, se tornou uma nova sociedade, se tornou a Rede Social. 

O fato é que depois do Facebook, a sociedade não mais é apenas física, a sociedade e a influência social também habitam a rede. Somos todos reféns de uma sociedade global que se molda a partir de um sistema que ainda não é totalmente conhecido. Afinal, as redes sociais são um fenômeno ainda complexo e, em grande parte, desconhecido. Mas com ela, o Efeito Social passou a ser também o efeito da rede social, o efeito digital, o Efeito Facebook (Nome de um livro que em breve terá uma resenha por aqui). 

Hoje é impossível pensar em sociedade sem pensar em redes sociais. Cada uma tem seu papel no novo ambiente digital, Twitter, You Tube e até mesmo o Orkut. O Facebook é o imperador das outras plataformas. Ele experimenta e nos mostra rabiscos de como será o futuro tecnológico, que terá a conectividade característica principal.  O conceito de comunidade se tornou global, a sociedade não apenas existe enquanto organização, mas se institucionalizou e se transformou em um fenômeno digital que forma uma rede de conexão virtual. Cada vez mais somos interligados por uma conexão onipresente denominada rede social. 

Se tudo que somos é reflexo das regras sociais, bem vindos ao Efeito Rede Social!

Nenhum comentário: