terça-feira, 27 de abril de 2010

É guerra ou eleição?

São lamentáveis os rumos que as eleições para o novo reitor da Univás tomaram.

.

Para começar, ambas as chapas são compostas por pessoas que não estão ali por acaso, críticas morais e éticas a essas pessoas, portanto, não são cabíveis. Nos últimos dias tenho acompanhado uma verdadeira “guerra” de discursos partidários, assistencialistas e tendenciosos. Professores e alunos com suas especulações e partidarismo excessivo, distorcem e ofuscam as propostas dos dois candidatos.

.

Me pergunto as vezes, será que nos dias de eleição vai haver desprezo ou indiferença das pessoas para com aqueles que votam em chapas diferentes da sua?

.

Acordem gente! Estamos vivendo um período super importante de nossa instituição, vamos contribuir para a festa da democracia ao invés de transforma-la em uma guerra de valores e ideologias obsoletas. Vamos parar com nosso partidarismo excessivo e mostrar dados concretos sobre os prós e os contras das duas chapas.

.

Até agora ainda não me deparei com provas que retratem as verdadeiras dificuldades, vantagens e desvantagens da Universidade se tornar federal. Até agora não pude analisar corretamente as propostas dos dois candidatos porque durante as aulas sou bombardeado por especulações e pressão partidária. Sou jornalista, aliás, futuro jornalista, e aprendi que ser democrático e ético é ser também coerente e profissional.

.

Aliás, vamos abandonar os desejos oníricos e admitir que se eleição mudasse algo, não existiria corrupção, mensalão e nem “festival de panetones” em Brasília; se eleição mudasse algo, nossas ruas não estariam esburacadas; se eleição mudasse algo, nossa Universidade já seria federal há muito tempo.

.

Afinal, quantas vezes o atual reitor visitou nossas salas? Por que motivos o futuro reitor passaria a nos visitar?

.

Façam extensões, estudem, cobrem conteúdo dos professores... Essa é a única maneira de se mudar algo, de fato, em nossa Universidade.

.

Dizem que o peixe morre pela boca, para mim os dois peixes já estão mortos! E o pior é que morreram pela boca de outros “peixinhos”.



Um comentário:

Aninha disse...

Concordo plenamente quando diz: "Façam extensões, estudem, cobrem conteúdo dos professores... Essa é a única maneira de se mudar algo, de fato, em nossa Universidade."

Mas sabe... nos países "democráticos" em que vivemos não há chance!!!

Enviei aos emails da minha turma da faculdade um pps a respeito da desigualdade e injustiça no país, dando uma opinião minha e uma sugestão de melhora na questão política respeitante aquele assunto. Apenas obtive resposta de uma professora.
Ela simplesmente criticou-me, disse-me que eu não deveria expor as minhas ideias extremistas, visto que eu estou cursando Serviço Social...
Afinal onde está a democracia? Não se pode gritar? Tentar mudar, melhorar o país? Cada um tem a sua opinião, mas todos tem o direito de as expor.

Enfim...

Emails vão...emails veem... e vi que ela sentiu-se ofendida por uma aluna de apenas 25 anos estar a debater com ela sobre política, sobre os direitos sociais... que tem a ver com a disciplina que ela nos ensina...