segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A festa da Carne

Estamos em ritmo de carnaval, nessa época vivemos tudo aquilo que as regras sociais não permitem, a vida deixa de ser um fardo para se tornar o palco dos excessos, da alegria, da diversão...

.

No carnaval e somente nele podemos ser o que quisermos, vestindo fantasias, mostramos quem realmente somos, ou quem gostaríamos de ser não fosse pela rotina que impõe ordens e normas. Nos cinco dias de carnaval extrapolamos regras ou mesmo liquidamos qualquer regra.

.

Infelizmente o sentido de “liberdade” começa a perder sentido em algumas festas carnavalescas, como por exemplo, nas micaretas e nos desfiles das escolas de samba. Nessas festas o livre perde espaço para o “pago” e as tradições antropológicas do carnaval de rua se transformam em festas hierárquicas – camarote e pista. Com isso, a antiga tradição de blocos de rua se transforma em “abada”, transformando o carnaval em uma festa capitalista.

.

Pago ou de graça, na rua ou no salão, no palco ou atrás do trio... Nesta época o importante é literalmente “extravasar”. Feliz Carnaval!