segunda-feira, 1 de março de 2010

O valor da coragem e da lealdade


O Caçador de Pipas é o primeiro livro de Khaled Hosseini. Nascido em Cabul no Afeganistão, Hosseini é formado em medicina e atualmente reside na Califórnia, na cidade de San Jose nos Estados Unidos. No romance o autor usa a dificuldade de se viver no Afeganistão controlado e destruído pelo regime Talibã, para criar uma emocionante história de amizade e traição.
.
Amir e Hassan cresceram juntos. Hassan é filho do empregado e Amir filho do patrão. Os dois tiveram uma infância em comum, com brincadeiras, filmes, personagens... e o laço que os une é muito forte. Apesar de tudo isso as diferenças étnicas, sociais e religiosas um dia serão essenciais para influenciar definitivamente as escolhas dos dois personagens.
.
Hassan, apesar de suas origens humildes, sempre foi o mais corajoso e era muitas vezes o mais sábio. Até que em um dia nublado de 1975 um escolha covarde de Amir mudaria totalmente a vida dos dois amigos.
.
O contexto histórico do livro faz com que a estória, além de emocionar, nos mostre o valor da dignidade e da lealdade principalmente em tempos conturbados por regimes autoritários e manipuladores. Ao longo do livro Amir tenta se redimir do maior erro de sua vida, erro que traz um valor moral intrínseco e que nos faz refletir sobre até onde vai a reciprocidade de atitude em uma amizade. Afinal, será que descobertas e fatos imprevisíveis podem ser uma oportunidade e um presente de redenção?
.
O Romance consegue ser envolvente e surpreendente até a ultima página. Além disso, a lição e os pensamentos éticos e morais que ele transmite, fazem da leitura uma experiência inesquecível.

4 comentários:

Pedro Henrique Martins disse...

Eu recomendo!

Até

Pedro Henrique Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edna Motta disse...

Este livro me instigou a ler o segundo livro de Hosseini, A Cidade do Sol. Ainda curiosa e intrigada com a cultura afegã fui ler O Livreiro de Cabul, um livro-reportagem de Asne Seierstad. Todos estes, diga-se de passagem são muito bons.

Renan Barbosa disse...

Ainda não li os outros dois que vc citou, devem ser muito bons mesmo...

Boa dica, vou ler estes também...

Abraço!!