sábado, 17 de outubro de 2009

Cidade Maravilhosa?

Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Desde a confirmação do local dos eventos esportivos,
o Rio de Janeiro está em todos os noticiários. Mas ontem e hoje, estamos assistindo à verdadeira realidade da Cidade Maravilhosa, por trás das espetaculares propagandas, do samba e das belezas naturais, se esconde a guerra civil entre policiais e narcotraficantes de facções rivais. Pois é, vendo a triste realidade da capital do samba, onde bandidos não respeitam absolutamente nada, matam policiais e até mesmo derrubam helicópteros da polícia, pergunto: Será mesmo que os eventos mundiais que serão sediados no Rio vão ser o suficiente para pelo menos amenizar tanta violência?

O fato é, além de se modificar a infra-estrutura da cidade, será necessário, modificar a cultura dos cariocas, investindo em educação. Aliás, educação talvez seja a grande chave, para acabar com a violência; Esporte, arte, música... O governo e a população devem pensar em construir maneiras de ocupar os jovens com atividades educativas fazendo, com isso, que as crianças que serão os adultos do Rio de Janeiro na Copa e nas Olimpíadas, se tornem artistas, atletas e trabalhadores, ao invés de bandidos.

Como se não bastasse a dificuldade com a criminalidade, teremos que enfrentar outro vilão para transformar a cidade da violência, na Cidade Maravilhosa idealizada pelo mundo, esse vilão chama-se Corrupção. Já tivemos tristes experiências com o Pan de 2007, todos se lembram da falta de estrutura de algumas instalações onde foram realizados os jogos, mas em 2014 e 1016 com o planeta inteiro prestando atenção, isso não pode acontecer. Os governantes devem pensar em, de fato, beneficiar a cidade do Rio de Janeiro, ao invés de suas contas bancárias.

Temos um longo trabalho pela frente!

5 comentários:

Bruno Freitas disse...

Além de ser extremamente importante o investimento em educação, é necessário ainda, fazer uma campanha de desarmamento e apreensão de drogas, armas, munições...

Porque nada ainda ajudar as crianças de hoje, sendo que os 'manda-chuvas' do tráfico, já não podem ser mais educados.

Renan Barbosa disse...

Com certeza! Investimento em segurança pública é indispensável... Para acabar com os "professores do tráfico", ou seja, os chefões que acabam com a infância das crianças influenciando-as à entrar para o mundo do crime.

Punições concretas para corrupção policial também serão extremamente necessárias.

Abraço!

gaijin dame disse...

http://gaijindame.blogspot.com/

Neuber Fischer disse...

O Rio vai vencer essa. Tenho fé!

Renan Barbosa disse...

Com certeza! Venceremos!!