quinta-feira, 18 de junho de 2009

Caiu!

Renan Barbosa
.
O quarto poder foi comparado a um cozinheiro! Ontem não foi apenas o diploma de jornalismo que deixou de ser obrigatório, ontem assistimos também a um completo descaso e falta de informação do Supremo Tribunal Federal.
O exercício do jornalismo não é algo que qualquer um pode fazer. Nós jornalistas ou futuros jornalistas simplesmente temos a função de formar a opinião pública da sociedade.
Nossos "ilustres" parlamentares não entendem o que é o verdadeiro jornalismo, o que é transformar termos técnicos e linguagens intelectuais em textos que são compreensíveis a todos os níveis sociais. Nossos ministros não compreendem que o exercício jornalístico pode moldar os alicerces da democracia e que o jornalismo sério, é hoje em dia essencial para o funcionamento da sociedade e até mesmo do estado.
É claro que o jornalismo nunca vai acabar! Sendo obrigatório ou não o diploma, as empresas continuarão preferindo jornalistas competentes para trabalhar em seus jornais. Exigirão diploma ? Não. Vão procurar jornalistas! Se alguém conseguir superar a alienação intelectual da sociedade e se tornar um jornalista sem passar por uma universidade, parabéns! Na dúvida, prefiro adquirir o conhecimento necessário para ser jornalista, em uma universidade! Serei jornalista, com diploma e com o senso crítico indispensável para ser um bom profissional de comunicação.

Nenhum comentário: